terça-feira, 11 de setembro de 2012

MP e MTG firmam convênio para fiscalizar rodeios no RS



MP e MTG apertam cerco contra maus tratos em rodeios.
Foto: Dikvulgação/Rodeio de Vacaria
 O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP) e o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) firmaram convênio para fiscalizar os rodeios realizados no Rio Grande do Sul, em cumprimento a uma Lei Estadual de 2002.

Conforme o texto do documento, compete ao MTG fiscalizar o cumprimento das normas, principalmente em relação a “segurança dos participantes e integridade física e sanidade dos animais”.

Também é obrigação da entidade “informar ao MP, por escrito, a inobservância das regras estipuladas pela referida lei”. Ao Ministério Público, caberá repassar essas informações às promotorias responsáveis pela fiscalização, em todo o estado. Entre as normas aprovadas pela Assembleia, estão a exigência de ambulância, veterinário e a comunicação prévia ao MTG, com 45 dias de antecedência, sobre a realização de qualquer rodeio. A lei veda, ainda, o uso de encilhas e peças de montaria que possam causar danos aos animais.

Em janeiro,  um acordo semelhante firmado entre o promotor Luiz Augusto Costa e a 8a Região Tradicionalista foi  posto em prática no Rodeio de Vacaria.  O assunto foi tema de reportagem no Jornal Nacional, no dia 4 de fevereiro.

Fonte! Chasque com o retrato publicado no sítio Reporter Farroupilha, do G1/Globo, por Giovani Grizzotti. Abra as porteiras: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/reporter-farroupilha/platb/2012/09/10/mp-e-mtg-firmam-convenio-para-fiscalizar-rodeios-no-rs/

Nenhum comentário:

Postar um comentário