sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada / RS 05.09.12

TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade 


PROGRAMAÇÃO DAS RONDAS CRIOULAS

         Bueno! Com a chegada, no dia 07 de setembro, do piquete da Campeira de Alvorada, no casco, vindos com o fogo sagrado da tradição gaúcha, a Chama Crioula, acesa em 17 de agosto em Venâncio Aires, estaremos, neste dia, com a participação de todas as entidades tradicionalistas locais, abrindo oficialmente a Semana Farroupilha na nossa cidade, com a Ronda Crioula lá na Praça Central, no Acampamento Farroupilha. E veja agora a programação itinerante nos nossos CTGs:
- Dia 08 – no CTG Chilena de Prata
- Dia 09 – no CPF O Tempo e o Vento
- Dia 10 – no CTG Tradição
- Dia 11 – no CTG Raça Gaúcha
- Dia 12 – no CTG Amanhecer na Querência
- Dia 13 – no CTG Bento Gonçalves da Silva
- Dia 14 – no CTG Amaranto Pereira
- Dia 15 – no CTG Campeiros do Sul
- Dia 16 – no CTG Sentinelas do Pago
- Dia 17 – retorno à Praça Central.
         Nas rondas crioulas dos CTGs teremos a presença de três entidades tradicionalistas da cidade convidadas, que, junto com a entidade anfitriã, vão abrilhantar os festejos. A Chama Crioula será levada pelo piquete da Campeira, no casco, de um CTG para outro, onde este vai guardar a Chama desta noite até o anoitecer do dia seguinte.
         No dia 17, na Praça Central, a Ronda será abrilhantada por todas as entidades tradicionalistas locais. Mais informações com o Subcoordenador do tradicionalismo local, Sr. Claudio Dipp pelo fone (51) 9916-6360 e/ou como o patrão da Campeira de Alvorada, Sr Antão pelo fone (51) 9242-0643.

ATIVIDADES CULTURAIS NO ACAMPAMENTO

Bueno! O Acampamento Farroupilha de Alvorada, no ano de 2012 terá novas atrações: a Gincana Cultural e o Concurso de Culinária entrará para a sua segunda edição, com mais atividades, mais tarefas a serem efetuadas durante os dias das comemorações alusivas à Semana Farroupilha. Isso, graças à participação das Entidades Tradicionalistas da Capital da Solidariedade. Eis a programação:
Dia 08 a 20 de setembro: 2ª Gincana Tradicionalista da Semana Farroupilha de Alvorada;
Dia 09 de setembro: às 14h - Atividades de abertura da gincana no Acampamento Farroupilha;
Dia 15 e 16 de setembro: esportes tradicionalistas;
Dia 16 de setembro: 9h - Exposição sobre peças de montaria, acessórios da campeira; 15h - Mostra sobre Indumentária feminina e masculina no galpão da Subcoordenadoria;
Dia 17 de setembro: Palestra no Piquete da Subcoordenadoria; Recepção da Chama Crioula no Acampamento Farroupilha;
Dia 18 de setembro: Entrega da pesquisa realizada em sua entidade sobre as patronagens que por lá já passaram;
Dia 19 de setembro: 19h - Concurso de Culinária - os participantes deverão entregar a receita com o prato escolhido para confecção do cardápio do concurso;
Dia 20 de setembro: 15h - Entrega dos produtos de higiene e limpeza arrecadados, ao Hospital de Alvorada; 17h - Apresentação da Caracterização do personagem histórico; 18h - Apresentação dos quebra-cabeça.

DESFILE FARROUPILHA

Bueno! O Desfile Farroupilha vai ser realizado na tarde do dia 20 de setembro - data magna farroupilha, com qualquer tempo. Pela ordem vão desfilar as entidades civis do município, seguido pelos CTGs, por data de fundação. Após, vão desfilar os piquetes, sendo o desfile encerrado pela Campeira de Alvorada.

FANDANGO OFICIAL FARROUPILHA

O Fandango Oficial Farroupilha será realizado no galpão do CTG Sentinelas do Pago, e será animado pelo Grupo Oh de Casa e Dionísio Costa, no dia 22 de setembro. A pilcha completa será obrigatória, inclusive, para os adultos, exige-se o blazer (paletó).  

CTG CAMPEIROS DO SUL

         Bueno! A patronagem do CTG Campeiros do Sul boleia a perna e convida a gauchada do Rio Grande para participar no dia 08 de setembro, do grande baile da linguiça, que terá a animação do Grupo Tranco Monarca. Informações com o patrão Metralha pelo fone (51) 9256-9766.  O CTG Campeiros do Sul fica na Av. Maringá, 720.


Valdemar Engroff
Telefone de casa: 3443.4125 – à noite 
Celular: 9966.5164

Nenhum comentário:

Postar um comentário